Rua Dr. Emilio Ribas, 1018 - Cambuí - Campinas/SP

(19) 3794-4800

blog de saúde e bem-estar

Ressonância Magnética de Encéfalo: Quando a Imagem Guia o Diagnóstico

As doenças neurológicas podem ser definidas como distúrbios que afetam o nosso cérebro e sistema nervoso. Tais doenças atingem milhares de pessoas em todo o mundo e podem causar diferentes tipos de dificuldades, impactando desde as funções mais básicas até as mais complexas do organismo humano. 

Diante da complexidade dos distúrbios neurológicos, o diagnóstico preciso é um passo fundamental para proporcionar tratamentos efetivos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Nesse contexto, a ressonância magnética do encéfalo surge como uma exame indispensável, permitindo uma análise detalhada das estruturas cerebrais, revelando informações essenciais para o entendimento e o manejo das condições neurológicas. 

Acompanhe as próximas informações e saiba mais sobre esse exame:

O que é ressonância magnética de encéfalo?

A ressonância magnética de encéfalo é um exame que ajuda os médicos a obterem imagens bem detalhadas do nosso cérebro. Trata-se de um procedimento não invasivo e por isso o paciente não sente nenhuma dor ou desconforto durante o exame.

As imagens resultantes da ressonância magnética de encéfalo são como um mapa do nosso cérebro e ajudam os médicos a entenderem se há algo errado nessa região.

Com essas imagens, eles podem escolher os melhores tratamentos para condições neurológicas e também descobrir se o problema está melhorando ou piorando ao longo do tempo.

Como funciona a ressonância magnética de encéfalo?

A ressonância magnética do cérebro funciona de uma forma bem interessante. Você deita em uma mesa que desliza para dentro de uma máquina grande, parecida com um túnel. 

Essa máquina emite campos magnéticos intensos, que criam fotos do cérebro através de uma avançada tecnologia computacional. Os médicos podem olhar essas imagens para ver como tudo está funcionando e se há algum problema.

A ressonância magnética do encéfalo é especialmente valiosa para investigar doenças neurológicas, isquemias (falta de sangue), hemorragias, infecções, tumores cerebrais, entre outras.

Como é feita a ressonância magnética de encéfalo?

A ressonância magnética do encéfalo começa com o paciente trocando suas roupas por uma bata e removendo todos os objetos metálicos, como pulseiras e colares, para evitar interferências no exame. Em seguida, com a ajuda de um assistente, o paciente se deita de barriga para cima na mesa do aparelho de ressonância, que desliza para dentro do equipamento. 

Durante o procedimento, o paciente recebe instruções pelo intercomunicador para permanecer completamente imóvel, já que qualquer movimento pode prejudicar a qualidade das imagens, semelhante a uma foto que fica tremida se nos mexermos enquanto tiramos. Se o paciente se sentir desconfortável, pode solicitar a suspensão do exame também pelo intercomunicador.

O Técnico de Radiologia realiza o exame, captura e armazena as imagens, geralmente em sistemas de arquivo e comunicação de imagens (PACS). Por fim, o Médico Neurorradiologista interpreta as imagens e elabora um relatório que acompanha as imagens da ressonância.

Onde fazer a ressonância magnética de encéfalo em Campinas?

Se o seu médico solicitou uma ressonância magnética de encéfalo, saiba que a Clínica CIM dispõe de tecnologias avançadas para a realização deste exame em Campinas. Além disso, contamos com uma equipe altamente preparada para atendê-lo de forma atenciosa e acolhedora, e garantir o seu conforto durante todo o procedimento. 

A nossa clínica investe em equipamentos de última geração, garantindo a precisão e qualidade das imagens obtidas. Entendemos a importância desse exame para o seu diagnóstico e, por isso, permanecemos empenhados em fornecer um serviço de excelência. 

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter e para agendar o seu exame de forma rápida e conveniente. Sua saúde e bem-estar são nossa prioridade. Aguardamos a sua visita na Clínica CIM em Campinas, onde cuidamos de você com dedicação e expertise.

Atenção: esse é um conteúdo meramente informativo. Em caso de dúvidas, é fundamental consultar um médico especialista.

Gostou desse artigo? Então, leia também:  Entenda como a Ressonância Magnética pode ajudar no diagnóstico precoce de doença.

Postagem realizada em:

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp